Quem ligar de um smartphone Android para os serviços de emergência (polícia, pronto-socorro e bombeiros) compartilhará automaticamente a localização com as autoridades, facilitando um possível resgate ou socorro. O serviço foi anunciado por Google e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta segunda-feira (16).
Chamado de Serviço de Localização de Emergência, o novo recurso será ativado já nesta segunda nos celulares que usam sistema operacional Android 5.0 ou versões mais recentes. É possível desativar a funcionalidade nas configurações de localização do aparelho.
O Google oferece o serviço via internet, mesmo em situações de conexão precária na banda dedicada a emergências, e também via SMS em áreas com cobertura, garantindo acesso em regiões rurais e remotas. A geolocalização do usuário é calculada no próprio aparelho.
A empresa quer ainda expandir o escopo das informações compartilhadas. "Essa evolução trará ainda mais dados úteis aos socorristas, como informações sobre o idioma do aparelho e detalhes opcionais fornecidos pelo usuário, como alergias ou condições médicas", afirma o gigante da tecnologia em comunicado.
A empresa diz que não armazena nem acessa as informações do usuário compartilhadas com os socorristas.
O serviço já ativo em outros países e reduz o tempo de resposta em emergências, indicam dados do Google.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, diz que "o novo recurso demonstra o compromisso da Anatel e de seus parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta".