Um estudante de 16 anos foi atingido por disparo de arma de fogo na região da boca, dentro do Colégio CPI localizada na Rua Desembargador Pires de Castro, no Centro de Teresina. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (4). O tiro foi disparado por uma adolescente, de 17 anos, que namorou com a vítima. Eles teriam terminado recentemente o relacionamento.
O estudante foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Equipes da Força Tática do 1º Batalhão e a Rocan, assim como os delegados Sérgio Alencar (1º DP) e Tales Gomes, compareceram ao local.
O delegado Tales Gomes informou que após atirar no ex-namorado, a adolescente entrou em uma farmácia de manipulação, na região da escola, e avisou que matou um amigo. Atordoada, ela saiu da farmácia e foi apreendida por populares e policiais na praça em frente ao 25º Batalhão de Caçadores (25º BC).
Os pais foram até o quartel pegaram a jovem e a levaram até a Central de Flagrantes. Ela foi atendida por um profissional de psicologia e conversou com o advogado da família.
O pai da adolescente, o sargento Leonardo Rodrigues Lopes, do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, confirmou que a arma é de sua propriedade.
"Eu fui surpreendido com a notícia do acontecimento. A arma é minha particular", disse o sargento.
O militar disse, ainda, que a filha está muito abalada e que ela teria dito aos pais que não queria machucar o rapaz.
Estudantes informaram que os dois adolescentes são namorados. O tiro foi disparado contra a cabeça do jovem no refeitório da escola. Outros alunos disseram que a jovem trouxe a arma para o colégio dentro de uma mochila.
"Ouvimos um barulho muito alto, como se fosse uma bomba e saímos correndo da sala. A informação que temos é que uma estudante atirou na cabeça de um rapaz", disse a aluna ouvida pelo Cidadeverde.com.
Os dois alunos cursam o segundo ano do ensino médio na instituição de ensino. As aulas foram suspensas por hoje. Os alunos deixaram a escola bastante abalados e tensos, porque muitos não sabem quem foi ferido.
Na porta da escola o clima foi de tensão durante toda a manhã. Funcionários saíram chorando do local. Os pais estão se dirigindo até o local para buscar os alunos. A escola ainda não se pronunciou.
O delegado Tales Gomes, diretor de Operações Policiais da Polícia Civil do Piauí (DEOP), disse que no refeitório da escola foi encontrada uma pistola nove milímetros, em cima de uma das mesas do refeitório, e uma mochila contendo uma faca, do tipo peixeira. Ele informou, ainda, que no momento do disparo havia poucas pessoas no refeitório, mas que uma funcionária da cantina teria presenciado o crime.
“Quando ela saiu do colégio, entrou em uma farmácia de manipulação e chegou para um funcionário da farmácia e disse: “olha eu acabei de matar um amigo meu do colégio, chame a polícia”. O rapaz, acredito que por susto, disse que era para chamar a polícia, e ela disse: “não, eu matei ele e ele merecia morrer. Ela saiu da farmácia em direção a região do 25º BEC que foi contida por pessoas e funcionários da escola e a Polícia Militar chegou e fez a apreensão da adolescente”.
A escola possui câmeras de segurança, as imagens foram recolhidas e serão analisadas pela Polícia Civil.
A adolescente se manteve em silêncio na Central de Flagrantes e não contribuiu em nada, diz delegado Tales Gomes.
“Tudo indica que o crime foi cometido devido a um relacionamento entre os dois estudantes. As informações indicam que ela foi a casa do adolescente e falou para os pais do menino que caso ele terminasse o namoro, ela iria matar ele. Parece que o rapaz estava com escoriações no corpo, devido a algumas discussões entre eles. Os pais a partir do momento que souberam da ocorrência informaram a funcionários da escola”, disse o delegado.
O delegado disse ainda que o estado de saúde do estudante é grave e que ele se encontra internado no HUT.
O diretor do HUT, Élio Rodrigues, informou que o adolescente está realizando uma tomografia e, em seguida, será avaliado por um neurologista que vai verificar a possibilidade da realização de uma cirurgia. Segundo ele, o tiro atingiu a região da boca do estudante. O próprio diretor do HUT está ajudando no atendimento ao paciente.