Segundo os policiais, o homem foi localizado no Araçagi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, em companhia de uma mulher. A localização foi possível por conta de uma denúncia anônima. O casal estava em uma casa abandonada e teriam chegado na Ilha de São Luís na quinta-feira (16), vindo de Turiaçu, município do crime contra Graça Cordeiro Mendes e Jesuíno Verde.
O casal inicialmente disse aos policiais que eram de Cândido Mendes e não tinham conhecimento do crime e nem conheciam os envolvidos. No entanto, com informações checadas junto à policiais do interior do estado, foi confirmado que o homem de iniciais E.C.P, de 19 anos, é compadre de criminoso procurado por ter sido identificado pela polícia como participante do latrocínio.
Depois de ter ser confrontado com as informações sobre sua identificação pelos policiais, o homem confirmou que nasceu de fato em um povoado de Turiaçu e que foi convidado por Fabinho (Fábio Cardoso, morto em confronto com a polícia horas depois do crime). O convite foi para assaltar a fazenda Boa Vista. O grupo criminoso seguiu com quatro pessoas para o local.
O homem disse aos policiais que Fabinho “abordou a dona da casa, enquanto dois homens, que já aguardavam no local sob o comando de Fabinho, perseguiram e assassinaram a tiros o senhor Jesuíno, que estava em outra área do imóvel”.
O homem contou ainda aos policiais que Fabinho saiu do imóvel com uma arma de fogo, após matar a proprietária.
O homem foi preso por força de mandado de prisão, que foi expedido pela Comarca de Turiaçu. Em seguida, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas, em São Luís. Os outros criminosos estão sendo procurados pela polícia.
O crime aconteceu no fim da tarde dessa terça-feira (14). A mãe e o pai do deputado federal Cléber Verde (Republicanos) estavam sozinhos na fazenda em que moram, em Turiaçu, quando foram mortos.
Graça Cordeiro Mendes tinha 70 anos e foi morta dentro da fazenda com golpes de arma branca e pauladas. Já o pai do deputado, Jesuíno Cordeiro Mendes, foi morto a tiros e arma branca. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta (15), em uma área de matagal.
“A mãe morreu no interior da residência. Já o pai se encontrava trabalhando em uma cerca, fazendo reparos, quando deve ter ouvido barulhos e tentou se aproximar da casa e, certamente, foi atingido e tentou fugir da ação dos criminosos, caindo em uma área de matagal. Sendo encontrado já no dia de hoje”, explicou o secretário Jefferson Portela.