Uma ação de vacinação contra Influenza e Covid-19 no Shopping da Rua Grande e no Golden Shopping, em São Luís, no último fim de semana (29 e 30) resultou na aplicação de 1.102 doses de vacinas, sendo 752 contra a Influenza e 350 contra a Covid-19, reforçando a proteção da população contra essas doenças.
A vacina contra a Influenza deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que estão em circulação no país.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Halice Figueiredo, destacou a importância da mobilização antecipada. “A estratégia de antecipar a vacinação foi essencial para lembrar a população da importância da vacinação, em locais estratégicos de grande circulação. Lembramos que nacionalmente a estratégia inicia dia 7 de abril e convidamos os maranhenses a buscar uma das 1.908 salas de vacinação no Maranhão”, reforçou Halice.
A vacinação ocorreu no sábado no Shopping da Rua Grande, onde foram administradas 120 doses, enquanto no Golden Shopping Calhau, entre sábado e domingo, foram aplicadas 982 doses. Os grupos prioritários da vacina contra Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos.
Também faz parte da estratégia de vacinação contra a Influenza grupos especiais como: trabalhadores da saúde; quilombolas; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Eficácia
Estudos do Centro de Controle de Doenças dos EUA demonstram que a vacinação reduz em 35% as hospitalizações por gripe na população de risco. Entre pessoas com doenças crônicas, a eficácia chega a 58,7%, reforçando a importância da imunização para quem tem condições de saúde preexistentes.