Grajaú (MA) – Em resposta às declarações do prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro (Dr. Gilson), que sugeriram irregularidades e oficializaram o fim de uma aliança política, o ex-prefeito Mercial Arruda e o deputado estadual Ricardo Arruda nesta segunda-feira (17 de março de 2025) fizeram um apelo por diálogo e reconciliação, ao mesmo tempo em que o deputado rebateu as acusações feitas pelo prefeito.
Reação ao Rompimento e às Acusações
A entrevista de Mercial e Ricardo Arruda acontece dois dias após a entrevista de Dr. Gilson, na qual o prefeito rompeu publicamente com o grupo "Pé de Coco", do qual fazia parte, e fez alusões a uma "hemorragia" que precisou conter, sugerindo, no entendimento geral, atos de corrupção na gestão anterior. Opositores aguardavam um contra-ataque mais duro, mas o deputado Ricardo Arruda limitou-se a apresentar sua defesa, sem fazer novas acusações.
Apelo à União e ao Perdão
Em tom conciliador, Mercial Arruda, conhecido por sua humildade e com mais de 42 anos de experiência política, pediu "união e conversa entre as partes". Enfatizando a importância de colocar "a causa social, a causa do povo" em primeiro lugar, o ex-prefeito pediu para serenar (apaziguar) e citou a passagem bíblica sobre o perdão (70 vezes 7) como um incentivo à reconciliação. "O velhinho aqui pede, vamos sentar, corrigir", declarou Mercial, dirigindo-se diretamente ao filho, Ricardo, e ao prefeito. Ele sugeriu a presença de um "mediador" para facilitar o diálogo.
Defesa e Portas Abertas
O deputado Ricardo Arruda, por sua vez, revelou ter tido uma "conversa bastante longa" com o prefeito Dr. Gilson na sexta-feira (14), antes da entrevista que marcou o rompimento, e rebateu ponto a ponto as acusações que foram feitas, as quais serão tema de matéria futura pela Rádio Cidade. Ele afirmou que as portas de sua casa e de seu gabinete, assim como as da casa de seu pai, estão abertas para o diálogo. "Enquanto o prefeito estiver com vontade de dialogar, estaremos da forma que sempre estivemos", disse o deputado, ressaltando que o único interesse do grupo é "o bem de Grajaú".
Defesa do Legado
Apesar do tom conciliador e defensivo, Ricardo Arruda fez questão de defender o legado de seu pai, Mercial Arruda, como prefeito. "Defendo com unhas e dentes o mandato e legado de Mercial e não permitirei que ninguém possa macular esse legado", afirmou.
Apelo Final e Menção Emocional
Ricardo Arruda fez um apelo para que o prefeito "reveja a decisão" de romper a aliança. Ele afirmou que, se em algum momento ele ou seu pai não foram bem interpretados, "tudo se resolve com diálogo". Mercial Arruda, em um momento emotivo, em fala direcionada ao filho, mencionou sua falecida esposa, a ex-prefeita Lenilce Arruda, dizendo ter certeza de que ela também desejaria a reconciliação.
Próximos Passos e Incertezas
A resposta de Mercial e Ricardo Arruda abre uma nova perspectiva na crise política de Grajaú. A expectativa de um confronto mais acirrado não se concretizou. Resta saber se o prefeito Gilson Guerreiro aceitará o apelo ao diálogo e se a reconciliação será possível.