Os candidatos que disputam as eleições municipais de 2024 têm até esta sexta-feira, 4 de outubro, para veicular propaganda eleitoral paga, tanto em jornais quanto na internet. Este prazo, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visa impedir esse tipo de publicidade a partir da véspera do primeiro turno, marcado para domingo, 6 de outubro.

A propaganda eleitoral paga foi permitida desde 16 de agosto, permitindo aos candidatos promoverem suas campanhas nas redes sociais ou comprarem espaço na imprensa para divulgar suas candidaturas.

Em caso de um segundo turno, a ser realizado em 27 de outubro, a data final para a veiculação de propaganda eleitoral paga na internet será 25 de outubro.

As atividades de campanha nas ruas também têm prazo determinado. Até sábado, 5 de outubro, candidatos, partidos e coligações poderão realizar carreatas, passeatas e distribuir materiais impressos, como santinhos. Além disso, é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som das 8h às 22h. No caso de um segundo turno, essas atividades estarão autorizadas até 26 de outubro.

No dia da votação, os eleitores poderão expressar suas preferências de maneira discreta e individual, por meio de broches, camisetas, bandeiras ou adesivos, conforme determina o TSE. No entanto, a manifestação deverá ser silenciosa, sem aglomerações ou demonstrações coletivas de apoio.